Linguística da Língua Gestual Portuguesa II
Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2009/2010
Código: |
LGP20007 |
Sigla: |
LLGPII |
Secção/Departamento: |
zLínguas |
Semestre/Trimestre: |
2º Semestre |
Cursos: |
Sigla |
Anos Curriculares |
ECTS |
LGP |
2º |
4 |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Carga horária: |
Horas/semana |
T |
TP |
P |
PL |
L |
TC |
E |
OT |
OT/PL |
TPL |
O |
S |
Tipologia de aulas |
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2,5 |
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1 |
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Responsável: |
José Manuel Catarino Soares
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Corpo docente: |
José Manuel Catarino Soares
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Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Ver pontos 1 e 5 do programa
Programa
Autor e e docente do programa:José Manuel Catarino Soares
1.Introdução
Esta unidade curricular, tal como a que a precede (Linguística da LGP-1), tem por objectivo habilitar os estudantes deste curso com conhecimentos teóricos da estrutura da LGP, uma das suas duas línguas principais de trabalho como futuros tradutores-intérpretes.
2.Competências a desenvolver
As que constam da peça instrutória F deste curso, com os números 7,8, 9 e 10 do grupo A.
3.Temas e conteúdos
A lexigénese na LGP. O sistema nominal e o sistema verbal da LGP. A questão da motivação do signo numa língua de base etossomática visuo-gestual.
4 . Estratégias e Metodologias de trabalho
4.1 Estratégias de gestão do programa
Aulas expositivas, estudos de caso, investigação aplicada.
4.2 Acompanhamento tutorial
De acordo com as solicitações dos estudantes, ou, sempre que for considerado necessário, por iniciativa do docente.
4.3. Participação dos estudantes
Espera-se dos estudantes a tempo inteiro que sejam assíduos e intervenientes, condição essencial do progresso das aprendizagens e do êxito nas avaliações, e dos estudantes-trabalhadores que combinem previamente com o docente o modo como participarão no desenrolar desta UC por forma a compensar a sua menor assiduidade.
5.Aprendizagens esperadas
No final desta UC, os estudantes deverão estar em condições de :
− compreender o processo da lexigénese na LGP, tanto no que respeita ao sistema nominal como ao sistema verbal.
− comprender o modo como se coloca a questão da “motivação do signo linguístico” numa língua de base etossomática visuo-gestual.
− aplicar os conhecimentos adquiridos de forma autónoma.
6.Actividades de desenvolvimento da unidade/ou complementares
Participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos exercícios propostos pela docente. Participação em actividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo (seminários, encontros, conferências e eventos relacionados com a Comunidade Surda)
7.Avaliação
A avaliação formativa terá um carácter contínuo, através das aulas e da orientação tutória. A avaliação sumativa tomará a forma de um trabalho individual de investigação aplicada.
8.Bibliografia
Le Corps et la Métaphore dans les Langues Gestuelles. Danielle Bouvet. L´Harmattan. Paris. 1997.
La Langue des Signes Française (LSF): les voies de l´iconicité. Christian Cuxac. Faits de Langues. Éditions Ophrys. 1990,
Word Formation in British Sign Language. Mary Brennan. University of Stockholm. Stockholm. 1990.
Écrits sur la Langue des Signes Française. Paul Jouisson. L´Harmattan. Paris.1995.
Grammar, Gesture and Meaning in American Sign Language. Scott Liddel. Cambridge Univesity Press. Cambridge. 2003.
Gestuário. Língua Gestual Portuguesa, Lisboa: Secretariado Nacional de Reabilitação. Livros SNR nº5, 2ª, Ed., 1995.
Métodos de Ensino
Ver ponto 4 do programa
Modo de Avaliação