Linguística da Língua Gestual Portuguesa II

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2009/2010

Código: LGP20007
Sigla: LLGPII
Secção/Departamento: zLínguas
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LGP 4
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas 2,5 1
Responsável: José Manuel Catarino Soares
Corpo docente: José Manuel Catarino Soares

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Ver pontos 1 e 5 do programa

Programa

Autor e e docente do programa:José Manuel Catarino Soares

1.Introdução

Esta unidade curricular, tal como a que a precede (Linguística da LGP-1), tem por objectivo habilitar os estudantes deste curso com conhecimentos teóricos da estrutura da LGP, uma das suas duas línguas principais de trabalho como futuros tradutores-intérpretes.

2.Competências a desenvolver

As que constam da peça instrutória F deste curso, com os números 7,8, 9 e 10 do grupo A.

3.Temas e conteúdos

A lexigénese na LGP. O sistema nominal e o sistema verbal da LGP. A questão da motivação do signo numa língua de base etossomática visuo-gestual.

4 . Estratégias e Metodologias de trabalho

4.1 Estratégias de gestão do programa

Aulas expositivas, estudos de caso, investigação aplicada.

4.2 Acompanhamento tutorial

De acordo com as solicitações dos estudantes, ou, sempre que for considerado necessário, por iniciativa do docente.

4.3. Participação dos estudantes

Espera-se dos estudantes a tempo inteiro que sejam assíduos e intervenientes, condição essencial do progresso das aprendizagens e do êxito nas avaliações, e dos estudantes-trabalhadores que combinem previamente com o docente o modo como participarão no desenrolar desta UC por forma a compensar a sua menor assiduidade.

5.Aprendizagens esperadas

No final desta UC, os estudantes deverão estar em condições de :

− compreender o processo da lexigénese na LGP, tanto no que respeita ao sistema nominal como ao sistema verbal.

− comprender o modo como se coloca a questão da “motivação do signo linguístico” numa língua de base etossomática visuo-gestual.

− aplicar os conhecimentos adquiridos de forma autónoma.

6.Actividades de desenvolvimento da unidade/ou complementares

Participação nas aulas, realização de pesquisas orientadas, realização dos exercícios propostos pela docente. Participação em actividades extra-curriculares potenciadoras dos conhecimentos adquiridos através das aulas e do estudo (seminários, encontros, conferências e eventos relacionados com a Comunidade Surda)

7.Avaliação

A avaliação formativa terá um carácter contínuo, através das aulas e da orientação tutória. A avaliação sumativa tomará a forma de um trabalho individual de investigação aplicada.


8.Bibliografia

Le Corps et la Métaphore dans les Langues Gestuelles. Danielle Bouvet. L´Harmattan. Paris. 1997.

La Langue des Signes Française (LSF): les voies de l´iconicité. Christian Cuxac. Faits de Langues. Éditions Ophrys. 1990,

Word Formation in British Sign Language. Mary Brennan. University of Stockholm. Stockholm. 1990.

Écrits sur la Langue des Signes Française. Paul Jouisson. L´Harmattan. Paris.1995.

Grammar, Gesture and Meaning in American Sign Language. Scott Liddel. Cambridge Univesity Press. Cambridge. 2003.

Gestuário. Língua Gestual Portuguesa, Lisboa: Secretariado Nacional de Reabilitação. Livros SNR nº5, 2ª, Ed., 1995.


Métodos de Ensino

Ver ponto 4 do programa

Modo de Avaliação

Página gerada em: 2024-05-10 às 01:09:30